Agroecologia capixaba

Achados do Projeto DRS - Arranjo 4

Estamos pesquisando as economias “alternativas” do nordeste e noroeste capixabas no âmbito do Projeto DRS (Arranjo 4). São micro e pequenos negócios, não necessariamente formais e quase sempre familiares, que geram trabalho, renda e são fundamentais para o desenvolvimento regional sustentável.

Desde que começamos o extensionismo no interior do ES, encontramos inúmeras experiências incríveis de diversificação da agricultura familiar, orgânica, agroecológica e agroflorestal, operando em rede com Ifes e Ufes, Banco do Nordeste, Sebrae, MPA e outros atores.

A pandemia impediu nossas visitas de campo até o momento. Assim que houver vacinas, visitaremos empreendimentos como a Queijaria Dallas (Nova Venécia); os amigos da OCS São Francisco (Barra de São Francisco), que participaram do primeiro grupo da Imersão na Agroindústria em 2014 e continuam qualificando a produção; a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado do Espírito Santo - CPC (São Gabriel da Palha), única capixaba a integrar a Rede Nacional de Articulação Comercial e Cooperação Solidária (Renaccoops).