PSI em 1973

Filmagem rara apresenta características e benefício dos sistemas personalizados de instrução (PSI) na Universidade de Nebraska-­Lincoln

O acervo Digital Commons da Universidade de Nebraska-Lincoln disponibiliza referências históricas dos sistemas personalizados de instrução (Personalized System of Instruction, “PSI”). Dentre elas está o filme “Personalized System of Instruction: An Alternative”, produzido em 1973 pela instituição.

Assista: original (WMV) ou YouTube.

São quase 14 minutos de apresentação do método. É uma das poucas filmagens que encontrei de J. Gilmour Sherman, então responsável pelo Center for Personalized Instruction sediado na Universidade de Georgetown (1973-1979) e colaborador de Fred S. Keller por muitos anos.

Estou experimentando PSI desde 2017 no curso de Design da Ufes. Com a necessidade de ensino remoto na pandemia, decidi testar a versão online do sistema com cerca de 90 estudantes. No vídeo de 1973, os estudantes fizeram relatos muito semelhantes aos que estou ouvindo em 2020. É curioso e motivador.